1. INTRODUÇÃO |
Com o intuito de dar maior flexibilidade, disponibilidade e segurança ao serviço de recuperação de dados do SIAFI, a Secretaria do Tesouro
Nacional solicitou o desenvolvimento de uma solução a qual o usuário tem a possibilidade de realizar o download de arquivos contendo informações extraídas do SIAFI, sem que haja a necessidade de se implantar qualquer tipo de tecnologia
no cliente.
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2. OBJETIVO |
Recuperar, por meio da funcionalidade Download, dados obtidos via Extrator SIAFI.
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3. ACESSO AO SERVIÇO: |
Para se ter acesso ao serviço, o usuário deve estar cadastrado no Senha SIAFI e no Sistema Gov.br e, neste, ter conta ouro, verificação em duas etapas habilitada e fazer login utilizando certificado digital emitido por instituição governamental.
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4. SEGURANÇA DO SERVIÇO: |
Esta solução possui um controle de acesso seguro semelhante ao usado pelo SIAFI WEB.
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5. COMO FUNCIONA O SERVIÇO: |
Este serviço permite a recuperação dos arquivos requisitados pelo usuário por meio do Extrator do SIAFI. Estas requisições, chamadas extrações, podem ser cadastradas no próprio STA. Clique aqui para mais detalhes.
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6. RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS: |
Para recuperar os arquivos, o usuário deve acessar a página do Tesouro e clicar na opção abaixo:

Abaixo é apresentada a tela de login de acesso ao serviço.
Nesta, o usuário deve pressionar o botão Entrar com gov.br para efetuar seu login por meio do Sistema Gov.br.
Após o logon do usuário, o sistema apresentará o menu principal da aplicação (tela logo abaixo), onde na sua barra de menu se encontrar a opção Download. Escolha esta opção para visualizar a tela de gerência de arquivos de Download.
A tela abaixo corresponde à tela onde os arquivos estarão disponíveis para a realização do download.
O usuário deverá clicar no arquivo do qual deseja fazer o download.
Observe que os arquivos estão compactados. Caso o usuário não possua um descompactador, esse pode ser baixado clicando no ícone acima.
Este descompactador é de uso gratuito.
Na tela abaixo, o usuário deverá escolher se deseja abrir o arquivo imediatamente ou escolher um diretório para salvar o arquivo.
Após selecionar a opção “Salvar este arquivo em disco”, o
usuário deverá informar o diretório onde deseja salvar o arquivo,
conforme tela abaixo.

ATENÇÃO:
Os arquivos possuem um período de retenção de 4 dias úteis. Após esses dias, eles serão automaticamente
excluídos da área correspondente a UG do usuário.
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7. CONCLUSÃO: |
A tecnologia aplicada a essa solução permite a transferência de arquivos via internet, sem que o usuário necessite de um cliente instalado em seu equipamento, rede, etc. Além disso, os recursos de segurança aplicados permitem com que os arquivos trafeguem na internet com total segurança até o seu destino final. Outro componente agregado a essa solução é o compactador, que reduz o tamanho do arquivo e, conseqüentemente, o tempo de transferência entre o SERPRO e o
cliente.
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8. TELEFONE PARA ATENDIMENTO AO USUÁRIO: |
CAS – Central de Atendimento ao Usuário: 0800-7282323
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