STA - Sistema de Transferência de Arquivos

Módulo - Extrações



 

1. Objetivo

 

Este módulo permitirá prover às unidades gestoras de facilidade para recuperar dados do SIAFI Operacional a partir da geração de arquivo eletrônico, para que estas unidades possam, independentemente, trabalhar os dados conforme sua conveniência. Com isto, o usuário SIAFI poderá realizar suas extrações pela Web, acompanhar, agendar e recuperar através do download a sua extração, opção já disponível no portal SIAFI, de forma transparente, como se estivesse realizando as extrações no SIAFI Operacional.

 

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2. Tela de Login

 

Cada usuário deve estar cadastrado no sistema SENHA com um determinado nível de acesso. Baseado neste nível de acesso serão dadas permissões para solicitação de extrações dos órgãos e UGs desejados. As permissões dos níveis de acesso são conforme descrito no quadro a seguir. 

Nível de Acesso

Regra de Negócio

Nível 1

Acessa todos os dados da própria UG em que esteja cadastrado, tanto em nível analítico, quanto sintético.

Nível 2

Acessa todos os dados da UG em que  esteja  cadastrado, tanto em nível analítico, quanto sintético, assim como os das UG off-line pelas quais realize entrada de dados.

Neste caso, UG off-line tem o campo on-line = N e o campo UGPOLO = UG que realiza entrada de dados.

Nível 3

Acessa todos os dados de qualquer UG que pertença ao mesmo órgão/Entidade que a UG em que esteja cadastrado,  assim  como os dados sintéticos do Órgão/Entidade.

Nível 4

Acessa todos os dados de quaisquer UG das quais a UG do operador seja setorial.

Nível 5

Acessa todos os dados  de qualquer UG pertencente ao mesmo Órgão que a UG em que esteja cadastrado, ou a alguma de suas Entidades vinculadas, tanto  em  nível  analítico  quanto sintético, bem  como os dados sintéticos do Órgão propriamente dito.

Nível 6

Acessa todos os dados de qualquer UG que pertença a mesma Unidade da Federação da UG em que esteja cadastrado.

Nível 7

Acessa todos os dados de qualquer UG vinculada àquela em que esteja cadastrado, tanto em nível analítico quanto sintético. Tal vinculação se processa através do atributo UCG, constante do modelo de dados, na tabela de UG.

Nível 8

Este nível de acesso não se aplica ao módulo “Extrator SIAFI”. Portanto, o usuário que possuir este nível de acesso, não está habilitado a usar o módulo Extrator do SIAFI.

Nível 9

Acessa todos os dados, analíticos ou sintéticos, de todas e quaisquer UG’s.

 

 

A tela de login é a porta de entrada para o sistema, devendo ser preenchida conforme o formulário:

 

Login

 

Os seguintes campos devem ser preenchidos:

Login : onde o usuário entra o seu CPF.

Senha: conforme cadastrada no sistema SENHA.

Código de Acesso: uma sequência aleatória de números e letras.O usuário deve digitar o código que aparece na tela. É usado para dificultar o acesso ilegal ao sistema. Cada vez que o usuário se conecta será gerado um novo código.

 

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3. Menu Principal

 

No menu principal o usuário poderá acessar o menu de extrações e, ainda, as opções de voltar, enviar e-mail, ajuda e saída do sistema.

 

Na parte superior, o sistema apresenta o CPF do usuário, a quantidade e o limite de usuários logados, data e hora.

 

Tela Inicial

 

 

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4. Extrações

 

 

     4.1. Manter

O usuário do SIAFI Operacional, de acordo com seu nível de acesso e UG, pode criar, copiar ou excluir extrações de dados do SIAFI Operacional.

 

Documentos Emitidos

 

Passos para a manutenção de uma extração:

P.1 - O usuário seleciona a opção, clicando no  item de menu Extrações\Manter.

 

P.2 - O sistema exibe uma página contendo o campo Nome da extração.

 

Documentos Emitidos

 

P.3 - O usuário digita o nome da extração que deseja criar ou clica no botão, ao lado do campo Nome da Extração , para consultar a lista de extrações disponíveis para o seu usuário, de acordo com o seu nível de acesso e UG.

 

Caso o usuário deseje consultar as extrações existentes, o sistema exibe a tela para a seleção da extração desejada:

 

Órgão Superior

 

P.4 - O usuário seleciona a opção desejada para efetuar a manutenção da extração.

Incluir: O usuário poderá informar um nome para a nova extração e clicar no botão incluir. Se o usuário informar um nome de extração já existente e selecionar a opção Incluir,o sistema efetuará a consulta da extração e mostrará os valores cadastrados para a mesma quando da solicitação dos parâmetros de inclusão. Neste último caso, o nome da extração poderá ser alterado, bem como alguns dados referentes à esta, para que uma nova extração possa ser gerada.

Alterar: O usuário deverá informar o nome da extração a ser alterada e clicar no botão Alterar. Se o usuário informar um nome de extração que ainda não exista, o sistema irá informar que não é possível alterá-la pois ela ainda não existe. Caso a extração exista, seus dados irão estar preenchidos nas telas seguintes para alteração. É importante observar que no caso de alteração, não serão guardados os registros referentes as execuções anteriores para a extração que está sendo alterada, ou seja, todo o histórico de execução da extração antes da alteração será excluído.

 

Excluir: O usuário deverá informar um nome de extração existente, que será devidamente validado pelo sistema, para seguir com a exclusão da extração. Neste caso, todas as informações ligadas à extração, como arquivos e execuções, serão também apagadas.

 

Suspender: Para esta opção também deverá ser informada uma extração existente, que será validada pelo sistema. A suspensão de uma extração será devidamente registrada no sistema pela gravação do usuário solicitante da suspensão, bem como data e hora da suspensão. A extração só poderá voltar a ser utilizada quando um usuário, com as permissões devidas, reativá-la.

 

Reativar: O usuário deverá informar uma extração existente e com status de suspensa para que esta opção possa ser utilizada. A reativação de uma extração será registrada no sistema pela gravação do usuário solicitante da reativação, bem como data e hora da reativação.

P.5 - Caso o usuário tenha selecionado uma das seguintes opções: Excluir, Suspender ou Reativar, o sistema exibirá a tela de detalhamento.

 

Uso Transação

 

P.6 - Caso o usuário tenha optado pela inclusão de uma nova extração, o sistema exibe a página para que os dados da extração possam ser informados.

 

 

Documentos Emitidos

Nome da extração: nome da extração que pode, opcionamente, ser alterado.

Tipo de Arquivo: o arquivo poderá ser do tipo Convênio, Documento, Lançamentos Contábeis, Saldo Contábil, Tabela ou GRU-Arrecadação.

Nome do Arquivo: o nome do arquivo poderá ser selecionado via tela de pesquisa aberta através do clique no botão ao lado do campo. De acordo com o tipo especificado para o arquivo, o usuário poderá escolher:

Convênios: o usuário poderá escolher mais de um nome de arquivo.

Documento: o usuário poderá escolher mais de um nome de arquivo.

Lançamentos Contábeis: o nome do arquivo não poderá ser preenchido, sendo desabilitado.

Saldo Contábil: o nome do arquivo não poderá ser preenchido, sendo desabilitado.

Tabela: o usuário poderá escolher mais de um nome de arquivo.

Cauc: o usuário poderá escolher mais de um nome de arquivo.

GRU-Arrecadação: o usuário tem apenas a opção GRU-Arrecadação disponível.

 

Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha do arquivo desejado.

 

Órgão Superior

 

Periodicidade: o tipo de periodicidade do arquivo deverá ser escolhido entre as opções:

Única: extração a ser efetuada logo após sua inclusão no sistema.

Diária: extração a ser efetuada diariamente, em horário noturno. O tipo de arquivo GRU-Arrecadação só pode ser extraído para esta periodicidade.

Semanal: extração a ser efetuada semanalmente, nos fins de semana.

Mensal: extração a ser efetuada mensalmente, após fechamento do mês.

Forma de Extração: a extração pode ser do tipo Acumulada ou Incremental. Seguindo as seguintes regras:

Incremental: válida apenas para os tipos de arquivo Documento ou GRU-Arrecadação e para Periodicidade Diária, Semanal e Mensal. A partir da periodicidade definida pelo usuário e do status de solicitações anteriores da extração, o ExtratorOperacional calculará a data a que se refere a extração a ser agendada;
Acumulada: válida para arquivos do tipo: Saldos Contábeis e Tabela.

Período Especificado na Abrangência: válida para os tipos de arquivo Documento, Lançamentos Contábeis ou Convênio, e periodicidade única.

Destino: a extração poderá ser destinada a um portal ou ser enviada via e-mail.

Email: o arquivo gerado será enviado para e-mail e poderá ter tamanho de até 1 Mb. Além de enviado o e-mail, a extração estará disponível para download.
Portal on-line: o arquivo será gerado de imediato, e disponibilizado na área de download. Seu tamanho será limitado a 5Mb.

Portal Batch: o arquivo será gerado à noite , e disponibilizado na área de download . Seu tamanho será limitado a 100Mb.

E-mail: caso o destino selecionado tenha sido E-mail, o usuário poderá digitar a lista de e-mails para os quais as extrações deverão ser encaminhadas.

Arquivo gerado: O usuário poderá informar um valor para este campo se desejar nomear o arquivo gerado, evitando assim a atribuição de nome automática pelo sistema.

Complementar Nome: Para o caso acima, o usuário deverá marcar esta opção.

 P.7 - O usuário informa os valores referentes a cada campo e clica no botão avançar para prosseguir com a manutenção da extração.

 

P.8 - Caso o usuário tenha escolhido o Tipo de Arquivo Documento, Cauc, Saldos Contábeis ou GRU-Arrecadação, o sistema irá exibir a tela de abrangência.

 

Documentos Emitidos

O usuário deverá preencher os seguintes campos:

 

Exercício: ano ao qual a extração será efetuada.

Orgão: poderão ser digitados códigos de órgãos separados por vírgulas ou o usuário poderá clicar no botão ao lado do campo para selecionar o(s) órgão(s) desejado(s), conforme o nível de acesso do usuário. Também poderão ser informados intervalos de órgãos separados por hifen.

 

Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha do(s) órgão(s).

 

lista



















  ug

 

UG: poderão ser digitados códigos de UGs separados por vírgulas ou o usuário poderá clicar no botão ao lado do campo para selecionar a(s) UG(s) desejada(s), conforme o nível de acesso do usuário. Também poderão ser informados intervalos de UGs separados por hifen.

 

Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha da(s) UG(s).

 

lista
















  ug

 

UO: poderão ser digitados códigos de UOs separados por vírgulas ou o usuário poderá clicar no botão ao lado do campo para selecionar a(s) UO(s) desejada(s), conforme o nível de acesso do usuário. Também poderão ser informados intervalos de UOs separados por hifen.

 

Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha da(s) UO(s).

 

lista
















  ug

 

Período: Caso o usuário tenha optado por fazer uma extração do tipo Única, este deverá informar um intervado de datas que especifique o período em que os dados da extração deverão constar no arquivo do SIAFI operacional. Opcionalmente, os botões ao lado dos campos de data poderão ser clicados para consultar da data desejada, neste caso o sistema exibe um calendário para que a data possa ser consultada:

 

Lista Período

 

Mês: No caso de extrações do tipo Saldos Contábeis, o mês referente ao período em que os dados devem ser gerados no SIAFI operacional deverá ser informado, ao invés do período.

 

Conta Contábil: No caso de extrações do tipo Saldos Contábeis, Podem ser informadas contas contábeis nos formatos abaixo:
- Informando o código da conta contábil;
- Informando um intervalo de contas contábeis,  separadas por hífen. Ex:  (NNNNNNNNN-NNNNNNNNN);
- Utilizando o curinga % para busca do radical da conta. (Ex: NNNNN%).

Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha da(s) Conta(s) Contábil(eis).

Código da Entidade: No caso de extrações do tipo Cauc, Podem ser informado um código de entidade (UF ou Município).
Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha da(s) Entidades(s).

lista















  ug

Ítem de Lei: No caso de extrações do tipo Cauc, Podem ser informado um Ítem de Lei.
Caso o usuário clique no botão de pesquisa, o sistema exibe a tela para a escolha do Ítem de Lei.

lista















  ug

P.8 - O usuário clica o botão Cadastrar.

P.9 - O sistema exibe uma tela de detalhes com todos os dados digitados pelo usuário, ver passo P-6 do item 4.1-Manter.

P.10 - O usuário confirma a inclusão clicando no botão Confirmar.

P.11 - O sistema exibe uma mensagem indicando que a operação foi realizada com sucesso ou mostrando uma tela com a descrição do erro correspondente.

 

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4.2. Consultar Situação

Uso Transação

Passos para a consulta de uma extração:

P.1 - O usuário seleciona a opção, clicando no item de menu Consultar Situação.

P.2 - O sistema exibe uma página contendo os campos que devem ser informados como filtros para a consulta.

Uso Transação

Nome da Extração: campo opcional que informa o nome da extração a ser pesquisada .

UG: argumento obrigatório, podendo ser informada uma UG ou várias.

Situação: indica se a extração está em andamento ou se já foi efetuada.

Agendada: extração com periodicidade diária, semanal ou mensal, que ainda não foi encaminhada ao ExtratorOperacional;

Encaminhada: extração com periodicidade única, ou extração agendada já encaminhada ao ExtratorOperacional , e que não obtiveram notificação de sucesso ou indicação de erro;
Concluída: extração que teve sucesso em sua efetivação;
Não Efetivada: extração com erro em sua efetivação.

Forma: campo opcional que informa se a extração é do tipo Acumulada ou Incremental, ver P.6 - 4.1-Manter.

Periodicidade: campo opcional que detém como opções Única, Diária, Semanal e Mensal, ver P.6 - 4.1-Manter.

Destino: campo opcional que especifica se a extração é destinada a um portal ou e-mail, ver P.6 - 4.1-Manter.

Período: campo opcional que identica o período em que os dados foram gerados no SIAFI operacional, sendo argumento para definir os arquivos que têm dados para o período desejado. Este campo é informado para extraç õ es do tipo Única. Opcionalmente, o botão ao lado dos campos de data poderão ser clicados para a consulta da data desejada, neste caso o sistema exibe um calendário para que a data possa ser consultada, ver P.8 - 4.1-Manter.

Tipo do Arquivo: campo opcional que identifica se os arquivos das extrações a serem pesquisadas poderão ser do tipo Documento, Saldo Contábil , Tabela ou Cauc , ver P.6 - 4.1-Manter.

Nome do Arquivo: campo opcional que informa o nome dos arquivos pertencentes às extrações a serem pesquisadas.

P.3 - O usuário digita as informações que desejar para restringir o retorno da sua consulta e clica do botão Consultar.

P.4 - O sistema exibe a página de consulta contendo as seguintes informações para cada extração resultante:

Uso Transação

Nome da Extração: informa o nome da extração pesquisada.

Data da Solicitação: data em que a extração foi cadastrada.

Periodicidade: periodicidade cadastrada para a extração: Única, Diária, Semanal e Mensal, ver P.6 - 4.1-Manter.

Usuário: usuário responsável pela extração.

Total de Extrações: mostra quantas extrações atendem aos filtros informados, localizado no rodapé da consulta.

P.5 - Caso o usuário deseje visualizar o detalhamento de uma extração poderá clicar sobre o nome da mesma.

P.6 - O sistema exibe uma página com todas as informações constantes no cadastro da extração. A mesma página citada em P.5 - 4.1.Manter.

P.7 - Caso o usuário deseje visualizar a situação da extração, pode clicar sobre a opção Verificar Situação, ao lado das informações de cada uma das extrações.

P.8 - O sistema exibe uma página com todas as informações referentes a cada execução associada à extração selecionada.

 Uso Transação

Nome da Extração: informa o nome da extração pesquisada.

Nome do Arquivo: informa o nome do arquivo pesquisado.

UG: informa a UG para a qual foi realizada uma extração .

Data da Execução: informa a data em que a extração foi cadastrada .

Situação: informa a situação corrente da extração pesquisada .

Mensagem de Erro: informa uma possível mensagem de erro retornada pelo SIAFI operacional.

 

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4.3. Visualizar Leiaute

Passos para visualizar o leiaute de uma extração:

P.1 - O usuário seleciona a opção, clicando no item de menu Visualizar Leiaute.

Uso Transação


P.2 - O sistema exibe uma página contendo os campos que devem ser informados como filtros para a consulta.

Uso Transação

Tipo de arquivo: Campo obrigatório que informa o tipo de arquivo a ser visualizado o leiaute .

Exercício: Representa o Exercício desejado. Pode ser obrigatório ou não, dependendo do tipo de arquivo escolhido.

Nome do Arquivo: Campo obrigatório que corresponde ao nome do arquivo propriamente dito.


P.3 - O usuário escolhe as opções para selecionar o leiaute desejado.

P.4 - O usuário clica no botão para selecionar o nome do arquivo a visualizar o leiaute.

P.5 - O Sistema exibe a página abaixo: seleção de nome de arquivo, na qual o usuário clica em uma das opções para selecioná-la.

Uso Transação


P.6 - O sistema retorna para a tela anterior, e preenche o campo Nome Arquivo com a opção selecionada pelo usuário.

P.7 - O usuário clica no botão Visualizar.

P.8 - O sistema exibe a página que contém o layout que atende aos parâmetros informados:

Uso Transação

Nome do Campo: Informa os nomes dos campos de dados que compõem o arquivo.

Formato: Indica o formato de dados do campo (A-alfanumérico, N-Numérico, ...).

Tamanho: Informa o tamanho do campo.

Decimal: Indica o número de caracteres decimais do campo .